A Escolha do Bookstagram

Há uns dias, estava eu na casa de banho, e pus-me a pensar… a editora Cordel D’Prata organiza uma Gala de Autores todos os anos, onde atribui prémios aos seus autores. A Bertrand Editora e até mesmo a plataforma Goodreads promovem a sua própria versão de prémios literários anualmente. O que impede a comunidade de leitores e bookstagrammers de fazer o mesmo?

Imediatamente, a ideia ganhou forma na minha cabeça. Uma versão personalizada de Prémios Literários com categorias inovadoras e uma forma de dar voz a uma das comunidades literárias mais influentes do país. O intuito deste projeto é reunir o trabalho que leitores e bookstagrammers fazem durante o ano num único evento, ao qual decidi chamar A Escolha do Bookstagram.

É um projeto organizado por mim, mas feito por e para todos os que fazem parte desta comunidade. Em todas as fases, o derradeiro fator decisivo será a vossa voz e a vossa opinião.

Funcionamento

Irá haver duas fases para este evento. A primeira irá decorrer durante o mês de novembro e será o Apuramento, onde, através do formulário disponibilizado no final desta página, poderão sugerir livros para concorrerem às várias categorias. No final, irei selecionar os livros mais sugeridos para passarem à segunda fase, a Votação.

A Votação irá decorrer durante o mês de dezembro e todos poderão votar em apenas uma das opções para cada categoria. No final, as opções que reunirem mais votos serão anunciadas como vencedoras.

Categorias

  • Melhor Livro Nacional

Um livro, de qualquer género, escrito por um autor português.

  • Melhor Livro Traduzido

Um livro, de qualquer género, traduzido para português.

  • Melhor Livro Black Lives Matter

Um livro, de autoria nacional ou traduzido, que aborde a temática do racismo e que contribua, de alguma forma, para o movimento Black Lives Matter.

  • Melhor Livro LGBTQ+

Um livro, de qualquer género, nacional ou traduzido, com protagonista(s) pertencente(s) à comunidade LGBTQ+ e que, de alguma forma, contribua para o movimento e sua representatividade.

  • Melhor Livro sobre Saúde Mental

Um livro, nacional ou traduzido, que aborde a temática da Saúde Mental de uma forma que contribua para a sua consciencialização.

  • Melhor Protagonista

Um protagonista pertencente a um livro de qualquer género, de autoria nacional ou traduzido.

  • Melhor Par Romântico

Um par romântico pertencente a um livro de qualquer género, de autoria nacional ou traduzido.

  • Autor Português Revelação

Um autor português que tenha lançado o seu primeiro livro em Portugal este ano.

Regras

  1. Os livros sugeridos precisam de ter sido publicados em Portugal no ano de 2019 ou 2020.
  2. Não precisam de ser bookstagrammers para votar.
  3. Válido para qualquer formato de publicação, seja ele físico, digital, tradicional, independente, etc.
  4. Todas as fases do evento irão decorrer através deste site. Este é o post para o Apuramento e em dezembro irá sair um post específico para a votação.
  5. Poderão sugerir quantos livros quiserem para todas as categorias, contanto que cumpram os requisitos.
  6. O formulário de sugestões irá permanecer aberto até dia 27 de novembro.
  7. As sugestões devem ser separadas por vírgula e introduzidas no seguinte formato: Título do Livro (Autor). No caso das categorias para personagens, o formato deverá ser: Nome da Personagem (Título do Livro).
  8. As votações irão começar dia 1 de dezembro.
10 replies
  1. Beatriz Costa Pinto
    Beatriz Costa Pinto says:

    “A Rua … Crua e Nua!” de Gigi Gigi Manzarra

    Mais um livro em que a narrativa muito boa e entusiasmante, nos prende, como todas as escritas que a Gigi nos tem habituado.

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.