7 Aplicações para Amantes de Livros

A leitura sempre foi uma atividade tradicional, mas com o desenvolvimento da tecnologia, cada vez mais passa a ter um caráter tanto digital como social. A maior prova dessa (r)evolução são os ebooks e audiobooks, que a cada dia ganham mais popularidade entre os jovens leitores. Para colmatar essa crescente necessidade de modernizar o panorama literário, começaram a ser desenvolvidas diversas aplicações que permitem que conectar livros e leitores do mundo inteiro.

Hoje vim aqui falar de algumas dessas apps. As opções são várias, mas decidi salientar as que uso ou usei em determinada altura. São elas:

1. Goodreads

Começo por esta porque é provavelmente a mais conhecida. Considerem o Goodreads uma rede social de leitores, onde estão registados praticamente todos os livros existentes (e os que não estão podemos ser nós a incluir). Permite criar listas, conectar pessoas, ver as traduções existentes e respectivas editoras, assim como partilhar críticas e avaliações. É o must have de qualquer livrólico.

2. Skoob

É uma espécie de Goodreads, mas desenhada para o mercado de leitores brasileiros. O interface permite a criação de uma “estante virtual” onde podemos partilhar as leituras do momento e até os livros que abandonámos. Destaca-se o Paginómetro, um método de contagem de páginas lidas.

3. Desvaneio

Uma rede social de livros de marca portuguesa. Permite listar leituras concluídas, inacabadas e desejadas, partilhar opiniões e citações e conectar com outros leitores. Possui também uma funcionalidade chamada “Mercado” que, além da compra e venda de livros em segunda mão, permite comparar preços de mercado.

4. Ler+

Uma plataforma pertencente ao Portal da Literatura que disponibiliza as mais recentes novidades do mundo literário, incluindo entrevistas a autores, eventos, feiras do livro e lançamentos.

5. Cabeceira

Uma aplicação que funciona como uma estante virtual. Não permite socialização e conexão com demais autores, mas é uma excelente forma de organizar as leituras e catalogar livros adquiridos.

6. Bookly

Uma aplicação mais técnica, com foco na análise de tempo de leitura. Permite cronometrar o tempo que demoramos a ler um capítulo assim como monitorizar o que falta para terminar o livro. Bastante útil para quem quer desenvolver novos hábitos de leitura e também para quem os quer aperfeiçoar. 

7. Leio

Ideal para quem opta por aplicações mais simples que se limitam a monitorizar leituras individuais. No Leio é possível criar listas de leitura e monitorizar os hábitos de leitura. Há diversas sugestões de metas literárias através de emblemas que vão sendo atribuídos à medida que a meta é cumprida e uma página de estatísticas que mostra o progresso ao longo do tempo, dividido em número de páginas lidas, maior livro terminado, entre outros.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.