Leitura ou Travessura

O Halloween sempre foi uma das minhas épocas favoritas do ano e para o celebrar de forma diferente, decidi criar um desafio literário inspirado em uma das minhas melhores memórias das festividades, o trick or treating (doçura ou travessura em português). Lembro-me perfeitamente dos tempos em que era mais nova e ia com os meus amigos bater às portas da vizinhança, pedir “doçura ou travessura”, sempre com um rolo de papel higiénico na mão para enrolar nas maçanetas dos que se recusavam a abrir. 

Tanto no trick or treating como no Leitura ou Travessura, o objetivo é o mesmo – reunir o maior número de doces! Será uma competição dinâmica onde todas as semanas irão ‘‘bater’’ a uma casa nova e terão várias propostas de desafios que vos permitirão ganhar «doces».

Calendarização

Oficialmente, o desafio irá começar no dia 3 de outubro e decorrerá até dia 30 de outubro. Será organizado por semanas, quatro no total, cada uma com um tema e «anfitrião» diferente, associado ao Halloween. Todas as semanas serão lançados dois desafios, um Enigma e um Dilema, que tanto vos poderá ajudar como prejudicar.

A contagem das semanas no desafio será um pouco diferente do habitual. Cada semana terá início no sábado e termo na sexta-feira.

Como ganhar doces?

Páginas Lidas: Esta é a forma mais fácil de ganhar doces e a que mais irá influenciar o vosso jogo. Ganham 1 doce por cada página que lerem. Quantas mais páginas conseguirem ler, mais doces irão ganhar.

Livros Começados: Sempre que começarem a ler um livro novo ganharão um extra de 5 doces. Podem começar quantos livros quiserem, desde que se comprometam a lê-los durante o desafio.

Livros Acabados: Sempre que acabarem de ler um livro irão ganhar um extra de 15 doces.

Dilemas Semanais: Todos os sábados, no início da semana da competição, irei publicar nas minhas stories um dilema relativo ao anfitrião da semana. Terão de escolher entre duas opções, uma das quais terá um benefício e a outra uma travessura. 

Enigmas Semanais: Todas as segundas-feiras irei lançar um enigma e se descobrirem a resposta antes do final da semana (sexta-feira) poderão desbloquear doces extras. A quantidade varia de semana para semana e de enigma para enigma.

Compras na Distopia Livraria: Por cada compra que fizerem na Distopia Livraria, a partir da abertura das inscrições até ao final do desafio, poderão ganhar um extra de 30 doces, basta que me enviem o comprovativo.

Prémio Final

Todos os inscritos terão acesso a uma pasta no Google Drive onde irão encontrar, entre outras coisas, uma planilha excel onde deverão anotar o vosso progresso e ganho diário de «doces». No dia 31 de outubro terão de me enviar as vossas planilhas, que terá a vossa pontuação geral do desafio, e as 20 pessoas com maior número de doces reunidos irão ser apuradas para participar no sorteio de um vale de 50€ para gastar em produtos da Distopia Livraria.

Regras

  1. Serão aceites livros em formato físico e digital, não estando incluídos os audiobooks.
  2. Os livros para o desafio ficam inteiramente ao vosso critério. Não há restrições de género, tema e tamanho e não precisam de ser livros especificamente sobre o Halloween. É uma boa oportunidade para despacharem aqueles livros que já estão a ganhar poeira na estante.
  3. Na pasta do Google Drive estará uma planilha de excel, chamada ”Saco de Doces”. Lá encontrarão quatro tabelas, uma para cada semana, organizadas por dias. No final de cada dia, durante o desafio, deverão inserir o número de páginas que leram, assim como quaisquer doces extras que poderão ter ganho através de dilemas ou enigmas (haverá um lugar específico na tabela para isso). No final das quatro semanas, a tabela irá apurar automaticamente a vossa pontuação total, com a qual irão concorrer ao sorteio.
  4. Como a temática é de trick or treating, todos os inicios de semana (sábado) iremos ‘’bater’’ a uma casa diferente onde um novo anfitrião vos apresentará um dilema onde poderão ganhar doçuras ou travessuras. Os dilemas não são de resposta obrigatória, apenas respondem se estiverem dispostos a arriscar.
  5. Os benefícios e consequências do dilema, se não forem de efeito imediato, terão duração de apenas dois dias, sábado e domingo.
  6. Os enigmas serão lançados todas as segundas-feiras na drive do desafio e terão até sexta-feira para descobrir a resposta e desbloquear o prémio.
  7. As inscrições estarão abertas até dia 20 de setembro e apenas poderão ser feitas através do formulário disponibilizado no final da página. Até à data final de inscrição irão receber uma confirmação no vosso e-mail.
  8. Todos os inscritos serão posteriormente adicionados aos meus ‘‘amigos chegados’’ do instagram, onde irei publicar os dilemas semanais.
  9. O último dia para adquirir «doces» será dia 30 de outubro. Dia 31, até à meia noite, deverão enviar as vossas planilhas excel com a pontuação para quemmelera@gmail.com
  10.  O prémio final será sorteado dia 1 de novembro às 20h e a lista de apurados será revelada às 15h, no Jornal do Bookstagram.

Distopia Livraria

Os negócios independentes têm sido os mais afetados com a pandemia, muitos deles vendo-se obrigados a fechar portas face à incapacidade de produzir lucros que abastassem as despesas. No setor livreiro, esta realidade chegou a muitas livrarias e editoras, e eu, tanto como leitora como bookstagrammer, sinto que tenho a responsabilidade de fazer o que está ao meu alcance para ajudar. Foi por isso que escolhi a Distopia Livraria como parceira neste desafio, na esperança de que, assim como eu, as pessoas simpatizem com esta causa e tomem medidas para ajudar estes pequenos negócios. 

A Distopia Livraria faz parte da RELI – Rede de Livrarias Independentes e tem uma seleção muito vasta e variada, não só de livros, mas também de música. Sempre que fizerem uma compra na livraria, além de ganharem os doces extra para o desafio, estarão a contribuir para o sustento e sobrevivência deste pequeno negócio. Podem consultar o catálogo online e fazer encomendas em https://distopialivraria.pt ou na própria loja, na Rua de São Bento, 394 1200-822 Lisboa, aberta de segunda a sábado das 11h às 18h.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.