Opinião | Meat Market

Autor: Juno Dawson
Editora: Quercus
Ano de Publicação: 2019
Género: Ficção
Nº de Páginas: 401

SINOPSE

«Jana Novak’s history sounds like a classic model cliché: tall and gangly, she’s uncomfortable with her androgynous looks until she’s unexpectedly scouted and catapulted to superstardom…

But the fashion industry is as grimy as it is glamorous. And there are unexpected predators at every turn.»

Aviso de conteúdo: esta história aborda temas sensíveis como distúrbios alimentares, drogas, exploração sexual, abuso sexual, violação, pedófilia e body shaming.

Apaixonei-me pelo estilo da Juno Dawson quando li o Limpa, editado em português pela Saída de Emergência. Descobri o Meat Market por acaso na Amazon, este ainda sem edição portuguesa, e tive logo de o comprar.

A história acompanha a montanha-russa que se torna a vida da adolescente Jana Novak quando é recrutada para se tornar modelo. Envolve todos os assuntos que possam imaginar dentro do tema, como distúrbios alimentares, padrões de beleza, drogas, exploração sexual e um dissecar da indústria da moda. 

«I’ve split into two girls. One is me, fleshy, real and on the settee, the other is this… fictional thing that everyone’s talking about. Holy shit, I’m Hannah Montana.»

A narrativa mistura o relato dos acontecimentos presentes com pequenos diálogos da protagonista que têm lugar no futuro, cada um deles introduzindo uma parte diferente da história. Foi uma forma muito inteligente de augurar o que estava para acontecer e cativar o interesse do leitor.

As personagens são maravilhosas, tanto a protagonista como as secundárias, todos com uma personalidade única e modos de estar tão reais que poderiam muito bem ser alguém do meu grupo de amigos. Fartei-me de rir com muitos dos diálogos e pensamentos deles. 

A escrita é igualmente irrepreensível. Crua, sagaz e divertida. Aborda todas as questões importantes com a sensibilidade que merecem, mas de uma forma “digerível”, adequada para leitores mais jovens. A autora sabe muito bem gerir os focos de atenção, prolongando-se onde é necessário e condensando as descrições mais supérfluas, sem deixar nada por dizer. 

«For something all about beauty, it’s so bloody ugly»

Infelizmente, tanto no Meat Market como no Limpa, o que poderia ter sido uma avaliação de 5 estrelas não o foi devido ao que considero ser o autêntico calcanhar de Aquiles de Juno Dawson: os finais.

O magnetismo cultivado nas primeiras linhas estendeu-se pelos parágrafos que se seguiram, tornou-se possante a meio do livro mas dissipou-se lentamente nas últimas páginas. Não sei se foi pela forma como as coisas se arrastaram no final ou se pela queda dos arcos secundários, que tinham sido tão bem construídos inicialmente, mas as últimas páginas foram as mais difíceis de ler e não pelos melhores motivos.

Ainda assim, um livro que recomendo, com uma história incrível e uma mensagem importante.

Capa: ★★★☆☆
Enredo: ★★★★☆
Escrita: ★★★★★
Personagens: ★★★★★
Apreciação Geral: ★★★★☆

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.