12 Livrarias Independentes em Portugal

É de conhecimento geral o que toda esta situação do isolamento representa para o mercado livreiro. Os mais recentes dados divulgados pela Gfk – empresa de estudo de mercado que em Portugal faz auditoria e contagem das vendas de livros – demonstram uma queda de 65,8% nas vendas entre 16 e 22 de março, semana em que foi declarado o estado de emergência. Por sector, esta redução atingiu os 73% nas livrarias, o que de acordo com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, traduz uma situação de desespero e antecipa o fim de muitas livrarias.

Atualmente, as únicas vendas que ainda perduram são as online, mas mesmo essas não são suficientes para sustentar o mercado. Imaginem agora o que isto significa para os negócios independentes.

No meio de números tão grandes, entendo que qualquer ação da nossa parte pode parecer pequena, mas, por vezes, bastam várias pequenas ações para revolucionar um setor.

Foi a pensar nessas pequenas ações que criei o projeto Comprar Independente. Qualquer um pode participar, basta que todos os meses compre pelo menos um livro de uma livraria independente. Deixo aqui uma lista de 12 livrarias independentes em Portugal que ainda aceitam encomendas.

De cada vez que fizerem a compra, partilhem nas vossas redes sociais com a hashtag #ComprarIndependente e identifiquem a livraria em questão para que possa chegar a mais pessoas.

Entendo que esta seja uma época muito complicada para toda a gente e que existam preocupações com as condições de segurança de entregadores, carteiros e transportadoras, mas, citando a blogger Sónia Rodrigues Pinto, pessoalmente «não consigo ignorar a urgência que sinto perante o medo de, potencialmente, milhares de livrarias fecharem num país que, por si só, já lê bastante pouco».

Livrarias

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.